EDP investe R$ 10 milhões em modernização de SE no Espírito Santo

SE Castelo vai beneficiar mais de 150 mil habitantes com confiabilidade no abastecimento

A EDP Espírito Santo inaugurou na última quinta-feira, 14 de março, a ampliação das obras de modernização da Subestação Castelo. A empresa investiu R$ 10 milhões para aumentar a flexibilidade operacional e melhorar a qualidade de serviço na região. A nova estrutura instalada beneficiará mais de 150 mil habitantes do município.

Localizada no município de mesmo nome, a Subestação Castelo teve sua capacidade ampliada em 56 MVA, passando de 69 MVA para 125 MVA. O empreendimento trará melhorias para os clientes da cidade e, também, os municípios de Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibatiba, Iúna, Irupi e Ibitirama. A subestação agora é composta por quatro transformadores de força, sendo dois com 138/69 kV – 50 MVA cada e os outros dois com potência de 69/15 kV – 12,5 MVA cada um.

O aporte na Subestação Castelo segue o plano de investimentos da EDP no Espírito Santo. De acordo com
João Brito Martins, diretor da EDP, o aumento de capacidade da SE Castelo foi planejada para reforçar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico na região. Dessa forma, a infraestrutura de distribuição de energia estará preparada para novos investimentos que cheguem à região, além de reforçar a confiabilidade dentro de elevadas condições técnicas e de segurança, e de melhorar a qualidade no fornecimento de energia.

Para garantir a qualidade do serviço, a SE Castelo, assim como todas as subestações da concessionária, são inteiramente automatizadas e operadas remotamente e em conformidade com o posicionamento do grupo no que diz respeito à sustentabilidade, minimizando os impactos ambientais que a sua operação pode causar, como, por exemplo, a implementação de bacias de contenção para óleo.

Todas as subestações da Concessionária são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema, localizado em Carapina, na Serra. É a partir do COS, que opera 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos mais de 1,5 milhão de clientes. Dessa central, também é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da Distribuidora e, ainda, prover suporte de análise metrológica.