A RGE iniciou neste mês uma de suas principais obras prevista em seu Plano de Investimentos para 2019. Trata-se da construção da Subestação Uruguaiana 8, obra que ampliará a oferta de energia em Uruguaiana e Quaraí, trazendo benefícios diretos a 10,7 mil clientes.
Os recursos aplicados na nova SE e na rede de distribuição associada totalizam cerca de R$ 11 milhões. A disponibilidade de energia elétrica da região será aumentada para 12,5 MVA e 4 alimentadores 23 kV serão instalados para melhorar a distribuição de eletricidade às diversas localidades do município.
A etapa inicial da obra envolve a limpeza do terreno, medições topográficas e terraplanagem. Posteriormente serão executadas as obras civis, como a casa de controle, muros e pórticos, para, num terceiro momento, serem instalados os equipamentos elétricos. A previsão é que a subestação esteja operando no início de 2020.
Na avaliação de Roberto Pressi, Gerente de Engenharia da RGE, a estrutura e equipamentos de última geração empregados na iniciativa irão garantir a elevação na qualidade da energia distribuída. “Esses novos circuitos proporcionarão mais flexibilidade operativa ao sistema e conforme o crescimento da demanda na região reduz o tempo de espera do cliente em casos de interrupção”, complementou. Durante a obra, 50 profissionais, entre engenheiros e técnicos, estarão envolvidos diariamente na execução dos trabalhos.
Alinhada com o Planejamento Estratégico do Grupo CPFL Energia, a RGE investiu R$ 485 milhões em toda área de concessão, em obras de ampliação, melhoria e modernização da rede nos três primeiros trimestres de 2018. De janeiro a setembro, a distribuidora substituiu 54 mil postes de madeira por concreto nos 381 municípios em que atua.