Cade aprova compra da Amazonas Distribuidora

Empresa foi adquirida pelo Consorcio Oliveira-Atem em dezembro do ano passado

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou na última quarta-feira, 21 de março, a compra da Amazonas Distribuidora de Energia pelo Consórcio Oliveira Energia-Atem. A empresa foi privatizada em 10 de dezembro do ano passado, em leilão realizado na bolsa B3, em São Paulo.

O ato de concentração chegou ao Cade em janeiro desse ano e foi aprovado sem restrições pela Superintendência-Geral do órgão em 15 de fevereiro, mas o tribunal requisitou o processo para uma análise mais detalhada dos impactos no mercado. A Oliveira Energia atua na locação de grupos geradores para produção de energia termelétrica em Manaus (AM) e tem termelétricas operando no sistema isolado de Boa Vista (RR); enquanto a Atem opera com transporte, comércio e distribuição de combustíveis na região Norte. Com a aprovação do Cade, ambas poderão assinar o contrato de concessão com a Agência Nacional de Energia Elétrica.

O consórcio formado pelas duas empresas também foi vencedor do leilão da Boa Vista Energia, realizado em 30 de agosto de 2018. Rebatizada como Roraima Energia, a distribuidora teve o contrato de concessão assinado em 11 de dezembro.