RGE investe R$ 9,9 milhões na ampliação da SE Venâncio Aires 2

Obra a ser concluída em outubro irá aumentar em 80% a oferta de energia para 32 mil clientes de Venâncio e Mato Leitão

A RGE irá aumentar em 80% a capacidade de fornecimento de energia para 32 mil clientes rurais e urbanos de Venâncio Aires e Mato Leitão, região central do Rio Grande do Sul, através da ampliação da capacidade da subestação Venâncio Aires 2. A obra conta com um aporte de R$ 9,9 milhões para sua execução, que se encontra em estágio avançado, devendo ser concluída em outubro deste ano, quando o empreendimento já poderá operar com os novos equipamentos instalados.

Além do aumento da capacidade instalada, a iniciativa também reforça todo sistema elétrico da região e garante maior robustez em manobras de transferência de carga em caso de contingências. Segundo o Gerente de Engenharia da RGE, Roberto Pressi, a obra de modernização serve para melhorar ainda mais os níveis de atendimento aos clientes da região. “Quando realizamos uma obra como essa, garantimos o fornecimento de energia a uma cidade ou região para um longo prazo. Desta forma, atuamos para que os municípios busquem mais investimentos, pois não haverá problemas na capacidade de fornecer energia”, ressaltou Pressi.

A expansão da capacidade da subestação prevê a instalação de um novo transformador, além da substituição de outros equipamentos mais antigos por componentes novos, modernos e tecnológicos. Além disso, a obra ainda é composta pela construção de três novos alimentadores, ou seja, redes de média tensão que levam energia da subestação até a baixa tensão, chegando às residências dos consumidores.