Light apresenta edital para 2ª CP de projetos em Iluminação Pública

PEE da Aneel disponibilizará cerca de R$ 20 milhões para propostas que utilizem inovação e criatividade em benefício da sociedade. Submissões serão aceitas até 3 de junho

A Light publicou o edital com os procedimentos relativos à sua 2ª Chamada Pública de Projetos em Iluminação Pública, com recursos de aproximadamente R$ 20 milhões provenientes do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Aneel. De acordo com o documento, as propostas devem promover o impacto direto na qualidade de vida da sociedade, com auxílio nas políticas de segurança nas vias e a valorização noturna de espaços públicos, além da redução do consumo de energia.

Para Carla Marina Pacheco, engenheira do Programa de Eficiência Energética da Light, “a adequação dos níveis de iluminação aos padrões de engenharia é um dos fatores que proporcionam uma melhoria não mensurável à qualidade de vida da população, inclusive na segurança pública”. Para esta chamada é desejável um foco direcionado para inovação, como novas formas de uso, estímulo à novas tecnologias e modos de monitoramento e controle, criação de hábitos para racionalizar o uso, eliminação de desperdícios e preservação do meio-ambiente.

Em fevereiro, a Light organizou um workshop com as prefeituras da área de concessão da empresa, além de companhias de serviços de conservação de energia (Escos), de engenharia e fabricantes de equipamentos eficientes. Na ocasião foram apresentadas as perspectivas para essa 2ª CPP, bem como as formas de participação e o cronograma previsto.

Durante o evento, também houve oportunidade para estabelecer relacionamentos e parcerias empresariais entre os municípios e os fornecedores e foram esclarecidas dúvidas sobre o Sistema de Gestão da Chamada Pública de Projetos (SG-CPP). A concessionária também realizou uma oficina do SG-CPP em março, numa oportunidade exclusiva para esclarecimento de dúvidas sobre o Sistema de Gestão da chamada, ferramenta para submissão dos projetos.

O credenciamento estará aberto até 16 de abril, através do site da empresa, no item Chamadas Públicas. Já as propostas poderão ser submetidas até o dia 03 de junho.