Uso da inteligência artificial será foco da parceria entre a PSR e Kunumi

Objetivo é desenvolver soluções voltadas à indústria de energia elétrica

A PSR Soluções e Consultoria em Energia e a Kunumi anunciaram nesta segunda-feira, 1º de abril, uma parceria para pesquisa e aplicação de algoritmos de inteligência artificial para a indústria de energia.

A indústria de energia em todo o mundo passa por um processo acelerado de transição para um ambiente de forte complexidade. Geração em todos os níveis da rede elétrica, maior presença de recursos energéticos distribuídos e decisões de produção cada vez mais decentralizadas com a participação do consumidor são alguns dos fatores que influenciam a nova matriz energética. A transição para este ambiente é fruto do avanço tecnológico, independente da escolha de desenhos regulatórios com mais ou menos “mercado”.

Esta dinâmica vem sendo acompanhada pela crescente disponibilidade de dados e informações sobre preços, recursos, disponibilidades de equipamento, comportamentos de agentes – dentre outros. Algoritmos de inteligência artificial introduzem uma nova dinâmica na tomada de decisão empresarial em diversos segmentos da economia, incluindo o setor energético. Este processo é conhecido como ciência dos dados (ou data science) e a PSR e a Kunumi atuarão no desenvolvimento de novos métodos e aplicações que, em conjunto com os já conhecidos algoritmos de otimização estocástica desenvolvidos pela PSR fornecerão novas soluções.

Pelo lado industrial, busca-se alcançar previsão de produção de renováveis e de consumo no curto prazo e com elevada granularidade, previsão de comportamento de consumidores visando automação de resposta pela demanda, previsão de ofertas em mercados atacadistas e minoristas de energia para apoiar decisões de comercialização, dentre outros. Pelo lado de pesquisa: construção de métodos integrados unindo técnicas de machine learning (como reinforcement learning) e a programação dinâmica dual estocástica.

Alberto Colares, co‐fundador da Kunumi, acredita que “distribuir conhecimento e tecnologia tem como principal objetivo escalar a capacidade humana para encontrar respostas para os principais desafios contemporâneos. Questões como preservação, renováveis, desigualdade e mudanças climáticas ultrapassam nossa condição atual em tamanho e complexidade. Precisamos escalar nosso potencial natural para encontrar respostas”. O fundador e Chief Innovation Officer da PSR, Mario Veiga, diz que o “uso integrado de técnicas de inteligência artificial e métodos analíticos de otimização sob incerteza ampliará de maneira exponencial nossa capacidade de atender as múltiplas dimensões dos desafios da área energética”.

A PSR e a Kunumi oferecerão um seminário de inovação ao mercado, a ser agendado ainda no primeiro semestre, com um tutorial sobre estes temas e exemplos de aplicações e geração de valor. Com uma ampla gama de clientes no Brasil e no exterior a PSR possui como principal característica integrar estudos de consultoria, desenvolvimento de ferramentas analíticas avançadas e pesquisa de ponta em novas metodologias.

Fundada em 2016, a Kunumi é a empresa mais jovem de um grupo de sucesso que acumula mais de 20 anos desenvolvendo machine learning. Executa projetos multidisciplinares e pesquisas nos setores de saúde, arte, educação, indústria química, varejo e financeiro, dentre outros. Aplica a metodologia proprietária Evolvi em empresas parceiras para maximizar a geração de valor e mitigar os riscos inerentes à implantação de projetos de inteligência artificial.