A EDP inaugurou a Subestação Rio Quartel, uma obra de R$ 8,5 milhões que promete beneficiar mais de 280 mil habitantes de Linhares (ES), com melhoria na qualidade do fornecimento e ampliação da capacidade do sistema energético da região. A nova SE é composta de um transformador de força 138/13,8 kV de 33 MVA de capacidade instalada e quatro alimentadores de 13,8 kV.

A distribuidora afirmou que o aporte segue o plano de investimentos da empresa no Espírito Santo, que para assegurar a satisfação dos usuários, reforçou nos últimos anos os investimentos na área de concessão. “Atuamos sempre com antecipação ao crescimento e ao desenvolvimento das cidades da nossa área de concessão, permitindo maior flexibilidade operacional e melhor qualidade de serviço”, definiu João Brito Martins, diretor da EDP.

Para garantir a qualidade do serviço, a unidade, assim as outras subestações da concessionária, são inteiramente automatizadas e estão de acordo com o posicionamento do grupo quanto à sustentabilidade, minimizando assim os efeitos ambientais que a operação pode causar, como por exemplo a implementação de bacias de contenção para óleo.

Todas as SEs da empresa são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), localizado em Carapina, na Serra. É a partir dessa central, funcionando 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo maior eficácia no atendimento aos mais de 1,5 milhões de clientes. Do Centro também é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da Distribuidora, e ainda, prover suporte de análise metrológica.