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A empresa paranaense Aldo fechou um acordo com a ABB onde será a fornecedora de uma solução que integra um sistema de GD fotovoltaico com o carregador de carros elétricos. A meta é a de utilizar o conhecimento em equipamentos dessa natureza, a empresa está nesse mercado há três anos, para expandir o negócio diante da perspectiva de crescimento das vendas de veículos elétricos que os próximos anos prometem. A empresa já fechou pedidos mensais de inversores e carregadores à multinacional suíça, que enviará esses carregadores de sua fábrica na Itália. A perspectiva é de que as vendas avancem rapidamente e possam alcançar 500 unidades já este ano e 1.500 no ano que vem.
A empresa toma como dados para basear suas estimativas dados do mercado que apontam para uma frota mundial de carros elétricos de 13 milhões de unidades até 2020. No Brasil, em 2018 a venda desses veículos cresceu 20,4%, em comparação a 2017 totalizando 3.970 VEs ou híbridos emplacados. Atualmente, são cerca de 5 mil veículos do tipo circulando pelo país, e a expectativa é de que eles sejam 360 mil até 2026, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética. “O número crescente faz com que aumente a atenção com a infraestrutura necessária para carregar esses automóveis”, destaca a companhia.
De acordo com o fundador e presidente da empresa, Aldo Teixeira, a empresa será o principal hub desse tipo de equipamento da ABB no país. Os modelos envolvidos nessa importação atendem a toda a gama da fabricante suíça e partem desde os chamados wallbox, de 4,6 kW que são comumente instalados em residências, pois levam de seis a oito horas para o carregamento de um veículo até os equipamentos de 100 kW, para uso de frotistas. Mas dentre a gama de carregadores, estimou o executivo, os modelos que mais deverão ser comercializados são os de 11 kW e de 20 kW, bem como o de 50 kW que são usados em pontos de carregamento públicos e são chamados de ultra rápidos. Esses maiores começam a chegar em junho.
Teixeira explicou que com a possibilidade de cobrança pelo carregamento, regulamentado ano passado pela Aneel, o negócio passou a ser mais viável. Além disso a escolha pelos equipamentos da ABB deu-se pela possibilidade de alcançar os três tipos de carregadores em um único dispositivo. Ele lembrou ainda que apesar de existir diversas cidades com postos de abastecimento de carros elétricos, todos estão ligados à rede de distribuidoras. “O nosso grande diferencial da parceria é que passamos a distribuir uma solução completa da ABB composta por inversores e carregadores elétricos que proporcionará que os carros sejam abastecidos com a eletricidade gerada pelo sol”, destacou.
Nos planos da empresa, disse ele, não há uma limitação geográfica para a atuação da companhia. Contudo, reconhece que os maiores mercados estão concentrados no Sudeste e no Sul do país, até por serem as maiores do país em termos de adesão ao veículo elétrico. O modelo do equipamento que é oferecido é a garagem pública onde o telhado é formado de placas solares que geram a energia para uso no carregador. Essa, na verdade, é uma solução já existente na empresa, a diferença agora é que ao invés de ser apenas um sistema de GD para uso em uma unidade de consumo pode ser utilizado para abastecer veículos.
“Essa é uma solução na qual o investidor poderá ter benefícios fiscais segundo a legislação. Ao comprar um sistema de GD completo com o carregador ele paga um valor sem ICMS nem IPI quando comparado à aquisição apenas do dispositivo de abastecimento, o valor fica 30% menor”, ressaltou.