Com o objetivo de mitigar o risco de sobrecarga na Subestação de Foz do Iguaçu (PR), Furnas concluiu a obra de reforço 3R na unidade, que já se encontra em operação com o 5º Banco de Autotransformadores 765/500/69 kV, 3 x 550 MVA e seus respectivos vãos de conexão. O novo banco completará outros quatro de mesma potência já em operação na estação, numa obra autorizada pela Aneel, através da Resolução Autorizativa nº 5012/2015, e que está inserida também no Plano Geral de Empreendimentos de Transmissão em Instalações em Operação (Pget) da concessionária.
O projeto angariou investimentos na ordem de R$ 68 milhões e Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 13,6 milhões pelo prazo de 35 anos. O empreendimento foi implantado pela Diretoria de Engenharia, por meio da Superintendência de Empreendimentos de Transmissão e suas gerências, com importante atuação da Diretoria de Operação através de sua Superintendência de Produção Sudeste e Gerência de Produção Paraná.
Para implantação do novo equipamento, fez-se necessária a instalação complementar de Disjuntores, Chaves Seccionadoras, Transformadores de Corrente e Potencial em 750 e 500 mil Volts, além de Sistemas de Proteção e Controle, Obras Civis e Estruturas Metálicas, o que, segunda a empresa, gerou cerca de 400 empregos diretos e 800 indiretos, pelo período de 15 meses.