A Copel concluiu a centralização de todas as suas unidades de operações e serviços que ficavam no interior do Paraná. As equipes agora trabalham concentradas no polo Smart Copel, construído no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Com quase três mil metros quadrados, o novo centro integrado de operações e serviços aplica tecnologia para atender o futuro do sistema elétrico, como redes inteligentes e sistemas de armazenamento e geração distribuída.
O espaço abriga mais de 100 funcionários atuando nos processos de Operação do Sistema, Gestão de Equipes de Campo e Operação da Medição na Copel, que pretende monitorar medidores inteligentes de todo o estado, estações de recarga de carros elétricos, sistemas de geração distribuída, sensores, religadores automáticos, entre outras tecnologias que começam a despontar na região.
De acordo com a empresa, a concentração dos departamentos em um mesmo ambiente irá melhorar a qualidade do fornecimento de energia e do atendimento ao cliente. Antes, os centros de operação da concessionária estavam divididos por regiões – Noroeste, Norte, Oeste, Centro-Sul e Leste.
Vale lembrar que no local também funciona uma agência modelo de atendimento presencial ao consumidor, com sistemas automatizados de atendimento, triagem para atendimentos simples ou complexos, acesso à internet sem fio e ambiente de espera em um amplo espaço localizado a uma quadra do terminal de ônibus do Capão Raso.