Mitsui se torna sócia da Órigo Energia

Empresa de GD solar se notabilizou por projetos de geração compartilhada

A Mitsui fez um aporte de capital e se tornou acionista da Órigo Energia, companhia que atua em geração distribuída de energia solar, passando a deter em torno de 17% das ações da empresa. Em 2017, a Órigo Energia lançou o modelo inovador de fazenda solar de geração distribuída no país, pelo qual a companhia aluga cota dos painéis solares para pequenas e médias empresas. A companhia também atua na venda de sistemas e kits fotovoltaicos para residências e empresas, além da realização de projetos especiais de energia solar off-grid.

De acordo com Surya Mendonça, CEO da Órigo Energia, a empresa aumentou suas receitas em sete vezes nos últimos dois anos. Com o lançamento das fazendas solares ela vai continuar nesta trajetória. O serviço permite economia ao cliente, sem necessidade de investimentos, proporcionando que o consumidor seja protagonista na geração de energia limpa. Segundo ela, o aporte da Mitsui vai ajudar a acelerar o plano de crescimento, dobrando  a base de clientes para fechar 2019 com nove fazendas solares em Minas Gerais.

Para Noriaki Watanabe, Gerente Geral da Unidade de Negócios do Projeto de Infraestrutura da Mitsui, o mercado de energia solar distribuída no Brasil vai ter um papel significativo no portfólio brasileiro de energia. Para ele, a Órigo gerou valor para muitos clientes ao liderar uma estratégia e um modelo de negócio inovadores e a Mitsui vai apoiar o seu crescimento usando a rede global e local da Mitsui e contribuindo para o crescimento sustentável do mercado de energia solar distribuída no Brasil. Com o investimento na Órigo Energia, a Mitsui se junta à TPG ART e MOV Investimentos como principais acionistas da empresa.