Ocorrências na Bahia cortam 277 MW do SIN, afirma ONS

Desligamento automático de compensador estático em subestação e indisponibilidade de três LTs interromperam carga da Coelba e de consumidor industrial no estado

Ocorrências em pontos do sistema elétrico na Bahia na última quinta-feira, 18 de abril, causaram a interrupção de 277 MW do SIN, sendo 182 MW de carga da Coelba e 95 MW do consumidor industrial Veracel. Segundo dados da operação do referido dia, coletados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 17:03 foi identificado o desligamento automático do compensador estático da subestação Funil, e 3 minutos depois ficaram indisponíveis as linhas de transmissão Funil/Itapebi C2, Itapebi/Eunápolis C1 e Itapebi/ CI Veracel.

De acordo com ONS a normalização dos equipamentos foi iniciada às 18:17 horas, tendo durado 21 minutos, exceto pelo compensador estático, que só foi ligado às 22:25 horas. Quanto ao restabelecimento da energia, a carga da Coelba, interrompida a partir das 17:22 horas, demorou 1 hora e dez minutos para voltar, enquanto que o corte da tensão do consumidor industrial durou 1 hora e 17 minutos. As causas das ocorrências ainda deverão ser identificadas.

O operador também informou, no mesmo boletim, sobre o religamento da LT Povo Novo/Nova Santa Rita, que estava indisponível desde 4 de abril deste ano, devido a queda de três torres. O empreendimento é de posse da Transmissora Sul Brasileira de Energia – TSBE.