Rui Altieri é reeleito presidente do conselho da CCEE

Agentes elegeram ainda a advogada Roseane Santos para a vaga ocupada por Roberto Castro que termina seu mandato no dia 30 de abril

O atual presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Rui Altieri Silva, foi reconduzido pelos agentes para mais um mandato de quatro anos à frente da instituição. A eleição ocorreu nesta quinta-feira, 25 de abril, e foi por decisão unânime dos agentes presentes à Assembleia Geral Ordinária. Com esse resultado, o executivo, oriundo dos quadros técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica ficará o máximo de oito anos à frente da câmara.
Na AGO, os agentes elegeram a advogada Roseane Santos para o cargo de conselheira na CCEE. Ela ocupará a partir de 1º de maio a cadeira que pelos últimos cinco anos ficou com Roberto Castro, que não pode ser reconduzido ao cargo por este mandato já ser o de reeleição. Ela disputou a posição com Marcelo Loureiro, da Abiape, e recebeu o equivalente a 73,07% dos votos dos agentes presentes enquanto Loureiro ficou com 24,21%. Já 2,73% abstiveram-se na eleição.
A conselheira eleita já foi consultora jurídica na própria CCEE de 1998 a 2000, tendo passagens pela Neoenergia, escritório Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel Advogados, Multiner, Mesa Participações até chegar ao Martorelli em agosto de 2016. Ela é filha do atual presidente do conselho de administração da Enel, Mario Santos.
Ao todo, 2.314 agentes do mercado votaram, juntos representam 73,95% dos votos da CCEE.
Os agentes também aprovaram, por unanimidade, as demonstrações financeiras da instituição referentes ao ano de 2018, bem como, os relatórios dos auditores independentes. Esses referem-se aos processos de contabilização e liquidação financeira das operações de 2018 do MCP, de Energia de Reserva, das cessões do Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits e da Conta-ACR. A remuneração dos conselheiros de administração e a ajuda de custos dos conselheiros fiscais também foram aprovadas.
(Nota da Redação: A matéria foi alterada no dia 25 de abril de 2019 às 17:15 horas para inclusão de informações)