A Eletronorte informou que conseguiu uma antecipação média de três meses nas obras de ampliação comercial de todos os 11 empreendimentos de transmissão autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica e concluídos no ano passado. Com a maior celeridade nos serviços, a estatal obteve um acréscimo de R$ 4 milhões na Receita Anual Permitida, que chegou a R$ 18,9 milhões, segundo dados da Diretoria de Engenharia da estatal.
A receita adicional é resultante de ampliações realizadas em subestações de energia elétrica para atender ao crescimento da demanda e aumentar a confiabilidade do Sistema Interligado. As obras permitiram aumento na capacidade instalada de transmissão em prazos inferiores aos estabelecidos pelas resoluções autorizativas da Aneel.
De acordo com a Eletronorte, todas as condicionantes das licenças ambientais e autorizações emitidas para as subestações Coxipó e Barra do Peixe (MT); Ariquemes e Vilhena (RO); Altamira e Vila do Conde (PA) e subestação Rio Branco(AC), foram, ou estão sendo atendidas, pela empresa.