Um projeto de eficiência energética da EDP tem levado economia e sustentabilidade para o Grupo Avenida, uma das maiores redes de moda do Brasil. Com investimentos de R$ 4,5 milhões pela distribuidora, 65 mil lâmpadas antigas da varejista já foram substituídas por tecnologia LED em 109 lojas de 11 estados – Acre, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

Com a iniciativa, o Grupo Avenida terá uma economia de 3.819 MWh ao ano, o equivalente ao gasto de 3.167 residências com consumo médio de 1.200 kWh/ano. Com a redução, também será evitada a emissão de 1.481,6 toneladas de CO2 durante cinco anos, o que representa 110 carros a menos nas ruas e ao plantio 1.837 árvores. A rede de lojas também terá uma redução nos seus custos de manutenção, já que a durabilidade das lâmpadas LED é de 50 mil horas (de três a quatro vezes maior do que a das lâmpadas fluorescentes). Além disso, o LED gera menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição, com uma economia estimada em cerca de R$10 milhões ao longo de cinco anos.

O contrato firmado renderá à EDP um faturamento estimado em R$ 8,2 milhões. Para Aldemir Spohr, diretor da EDP Soluções em Energia, o projeto é mais um exemplo de como as empresas podem utilizar soluções de eficiência energética para reduzir custos e elevar suas contribuições ao meio ambiente. “A iniciativa proporcionará uma economia de 57% no consumo de energia, o que permitirá ao nosso cliente poupar cerca de R$ 2,4 milhões ao ano”, destaca.

Cases de sucesso

A EDP Brasil assumiu um compromisso de disponibilizar produtos e serviços de eficiência energética para reduzir o consumo de energia de seus clientes. Até o momento cerca de 136 GWh foram economizados, o que evitou a emissão de aproximadamente 68.056 toneladas de CO2.

O compromisso foi assumido perante a Organização das Nações Unidas (ONU), na última Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 21, em Paris), juntamente com a aposta em serviços de eficiência energética e geração distribuída como parte do planejamento estratégico e da responsabilidade compartilhada da companhia com seus parceiros.

Entre os casos de sucesso, destacam-se a rede Makro, com um amplo projeto de eficiência que implantou melhorias em 69 lojas da rede atacadista de supermercados em 2017. Através de um aporte de R$ 60 milhões, a atacadista reduziu seu consumo de energia com iluminação em até 55%. Há também a iniciativa realizada no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, na Bahia, o projeto desenvolvido em 2016 promoveu a modernização do sistema de climatização de dois hotéis do complexo turístico, com automação e retrofit dos chillers e motobombas. Ao final da remodelação, detectou-se a economia anual de 2.965 MWh, cerca de 34% superior à projetada.

Outro caso é do Shopping Vitória, que englobou o retrofit/modernização das instalações das Centrais de Água Gelada de duas alas do Shopping Center localizado no Espírito Santo, reduzindo custos e aumentando a confiabilidade da operação do sistema, e permitindo que opere mesmo em caso de falha ou indisponibilidade de equipamentos principais. Economia: 2.782 MWh ao ano.

No último ano, os projetos de eficiência energética da concessionária foram destaque na ONU. Durante a 73ª Assembleia Geral, em Nova York, a companhia apresentou sua unidade de negócio responsável pelo desenvolvimento de projetos de soluções em energia no painel “O futuro das cidades”, parte da programação do evento “O papel do setor privado no Brasil”. Os projetos apresentados reforçam os compromissos da Empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável até 2030.