Evento vai discutir estratégias para investimentos em infraestrutura

Fórum anual da Abdib tem como convidados autoridades públicas e executivos de grandes empresas

Autoridades públicas e especialistas de setores como energia, transportes e saneamento básico vão se reunir em Brasilia nos dias 21 e 22 de maio para discutir estratégias de retomada dos investimentos em infraestrutura no país. O tema será debatido no Abdib Fórum 2019, evento promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Base que já tem confirmada a presença de 30 autoridades públicas em um total de 40 convidadas, segundo a entidade.

Entre essas autoridades estão os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, que estarão juntos em um painel inaugural sobre “a harmonia necessária para a condução das agendas da infraestrutura e do crescimento econômico.” O evento é gratuito e pretende trazer governadores para discutir políticas de recuperação dos investimentos, presidentes de bancos públicos, de estatais e do Tribunal de Contas da União e executivos de grandes companhias dos diversos setores.

Será realizado, por exemplo, um painel sobre as transformações nos modelos de financiamento dos projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos. Entre os pontos abordados estão a questão do fortalecimento dos mecanismos de garantias para os investimentos e da segurança jurídica. Também será tratada a questão do planejamento de longo prazo, desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Competitividade, produtividade, reformas com a da Previdência e comércio exterior  estão na programação, assim como os programas de concessões e de parcerias público-privadas.

Segundo a Abdib, o Brasil investiu, em média, 1,7% do Produto Interno Bruto em infraestrutura nos últimos três anos e não mais que 2,5% em média, nos últimos 15 anos. Para eliminar os gargalos que reduzem a produtividade e impedem o crescimento seria necessário investir 4,3% do PIB por dez anos seguidos. A programação do evento vai estar disponível na página do evento.