Marisete Dadald Pereira e Agnes da Costa falam, em artigo, sobre a modernização do setor

Secretária-executiva e chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME apontam os desafios do GT constituído sobre o aprimoramento do setor

A secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Dadald Pereira, e a chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios, Agnes da Costa, falam sobre a modernização do setor elétrico em artigo exclusivo publicado nesta terça-feira, 14 de maio, no Portal CanalEnergia. Elas lembram que a modernização do setor vem sendo feitas por ondas desde a década de 1990, com o modelo RESEB (Grupo de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro).

As autoras mostram o trabalho que está sendo desenvolvido pelo MME sobre o assunto. O MME “Realizou diversas reuniões com as mais diversas associações representativas dos interesses setoriais para colher suas opiniões sobre as propostas em discussão e outros pontos de melhoria”, afirmam. Além disso, mostram os principais desafios do grupo de trabalho criado em abril para aprimorar as propostas.

O GT vai “analisar o estado da arte de todas as discussões ocorridas para a ampliação do mercado de energia”; “identificar se esses ajustes são necessariamente matéria de lei ou se poderiam ser tratados infra legalmente”; e “propor o que falta para que a modernização seja implementável e atinja os objetivos esperados, sem comprometer o funcionamento do arcabouço setorial”.

O texto completo está disponível para quem tem cadastro no Portal CanalEnergia na nossa seção de Artigos, clicando aqui.