O relacionamento da brasileira ZEG com a montadora Jaguar deu um passo além do patrocínio a uma equipe no campeonato de carros elétricos I-Pace, disputado preliminarmente à categoria Formula-E de monopostos. Agora a empresa fornecerá o suprimento de energia de fonte renovável para os 250 primeiros veículos elétricos do mesmo modelo a serem vendidos pela marca britânica no Brasil.
Cada unidade virá com um certificado atrelado ao chassis que garante o abastecimento por oito anos, esse documento é emitidos pela I-REC. Nesse projeto a ZEG será a responsável por gerar 1,25 GWh que serão colocados na rede por meio de duas CGHs que possuem sociedade, explicou o presidente da empresa Daniel Rossi, à Agência CanalEnergia. São as usinas Palmeiras do Tocantins e Sucuri, ambas com 2,8 MW de potência instalada.
De acordo com o executivo, esse volume de energia que será injetado na rede para compensar o consumo dos veículos é mais do que suficiente. O cálculo, contou ele, já inclui ainda uma ‘gordura’ ante a demanda projetada. A empresa considerou uma distância média anual de rodagem para cada unidade de 17 mil quilômetros, distância próxima ao padrão utilizado na indústria automotiva. Como a autonomia é de 310 km para cada reabastecimento, seriam 55 abastecimentos de 90 kWh por ano o que daria para cada unidade a demanda anual de 4,95 MWh. Esse volume foi multiplicado pelo número de veículos no projeto o que daria demanda total de 1.237 MWh.
O projeto, comentou Rossi, envolve não apenas o fomento ao veículo elétrico e sim a toda a cadeia que envolve essa tipo de bem. Ele ressalta que não adianta possuir um veículo elétrico enquanto a energia que o abastece ter origem fóssil. No Brasil, lembrou, a possibilidade de ter energia limpa é maior, mas não garantida, uma vez que o elétron não é carimbado. “Com este certificado há a garantia de que até mesmo a energia que o veículo utilizará vem de fonte renovável”, comentou. “Essa é uma iniciativa inédita no mundo onde a montadora está garantindo que cada um dos veículos tenha a energia que o abastecerá de origem renovável”, acrescentou.
Rossi disse que essa é a primeira iniciativa da ZEG no sentido de certificar a energia consumida por um determinado segmento. Por enquanto, não há negociações com outra montadora para replicar o modelo. Mas admite que essa pode ser uma alternativa par ampliação do programa.
Contudo, a empresa já vislumbra ampliar o alcance desse produto a outros nichos de mercado, entre eles, citou redes de supermercados ou hotéis. “É a oportunidade de ter esse selo de garantia que um determinado estabelecimento consome energia renovável”, ressaltou. Por enquanto ainda não há um acordo fechado nesse sentido, mas esse é um caminho que a empresa deverá seguir.
Essa parceria com a Jaguar vale para os veículos vendidos no Brasil apenas, onde os carros chegarão às concessionárias no dia 27 de maio. Os interessados no modelo deverão dispensar mais de R$ 430 mil para ter o veículo, que é a versão comercial do modelo que disputa o campeonato patrocinado pela marca, em sua garagem.