A Solar Group, indústria especializada em estruturas de fixação para o mercado de geração solar, acaba de lançar no Brasil uma nova tecnologia de perfil e grampos para fixação de painéis solares em telhados. Chamada de linha Thunder, os novos equipamentos são capazes de reduzir em cerca de 18% o tempo de instalação dos módulos fotovoltaicos nos projetos de geração distribuída em residências, comércios e indústrias.
A tecnologia aplicada é baseada no sistema auto-atarraxante de grampos, com parafusos diretamente instalados no perfil, tanto os intermediários quanto os terminais. A linha Thunder propõe uma redução no custo dos produtos, aumento de resistência e velocidade de instalação, com os equipamentos atendendo a módulos de 35 a 40 milímetros de espessura.
O gerente comercial da Solar Group, Raphael Vaz, comentou que a empresa é reconhecida no mercado pelo rápido atendimento e pelo suporte da equipe técnica, que está sempre pronta a tirar qualquer tipo de dúvida dos integradores, seja no projeto ou na instalação. Ele ressaltou que “a redução de custo do perfil não implica na perda de qualidade, muito pelo contrário: o perfil suportará vãos maiores entre fixadores devido a sua evolução tecnológica”.
Com a nova tecnologia, estima-se ainda uma economia de cerca de 15% no valor dos grampos e perfis do produto. Segundo o diretor comercial, Ronaldo Koloszuk, o lançamento faz parte do plano estratégico da empresa de reduzir custos para o integrador e aumentar a velocidade nas instalações. “A Solar Group já comercializou mais de 187 MWp em estruturas para geração distribuída sobre telhados e lajes”, afirmou.