CPFL Energia quer comprar participação da State Grid na CPFL Renováveis

Operação visa estabelecer sinergias entre CPFL Energia e controladas

A CPFL Renováveis informou em comunicado ao mercado nesta terça-feira, 21 de maio, que a CPFL Energia firmou memorando de entendimentos com  a State Grid para a compra da totalidade da participação que a chinesa possui diretamente na CPFL Renováveis.

O valor que a CPFL Energia vai pagar por todas as ações em poder da State Grid ainda será negociado, porém a controladora da CPFL já avisou que aceita vender a R$ 16,85 por ação. O UBS Bank vai fazer um laudo de avaliação que vai sinalizar uma margem estimada de preço para as ações de emissão da CPFL Renováveis. A aprovação da operação, assim como o preço das ações vai ser feita pelo conselho de administração da CPFL Energia.

De acordo com o comunicado, a operação tem o objetivo de estabelecer sinergias entre a CPFL Energia e as controladas que pode ser o primeiro passo para uma reestruturação ‘mais ampla’ que pode permitir que a CPFL Energia passa a ter todas as ações de emissão da subsidiária, restando apenas as dos minoritários. Isso mitigaria a necessidade de nova emissão de ações.

Outro assunto que o comunicado trata é que a CPFL Energia aprovou o começo de uma integração da CPFL Renováveis,  que pode resultar em uma possível consolidação total ou parcial entre CPFL Geração de Energia S.A. e a Renováveis, mas que ainda dependeria de aprovações das instâncias apropriadas.