A Hughes foi a empresa vencedora da licitação de projeto para implementar a solução de despacho de ordens de serviço para a Cemig D. O objetivo do projeto, que acaba de finalizar sua primeira fase, é garantir a disponibilidade de comunicação – com cobertura via satélite e celular – para viaturas, disponibilizando uma solução robusta e estável.
O início do trabalho teve como foco principal garantir a eficiência operacional da Cemig, integrando seu sistema proprietário às soluções da Hughes, que foram totalmente personalizadas para o projeto e envolvem serviços on-site, suporte remoto, serviços de instalação, manutenção e de telecomunicações de dados em sistema híbrido (via satélite e celular).
De acordo com Amos Maidantchik, diretor corporativo da Hughes, a missão do projeto é modernizar o despacho de ordens de serviço da Cemig e, consequentemente, aumentar a disponibilidade de comunicação, com reflexo positivo para a população mineira. “Segundo ele, na primeira fase, foram desenvolvidas soluções específicas e criados sistemas exclusivos, voltados para as necessidades da Cemig, sempre tendo em mente a melhoria de sua eficiência operacional.
A segunda fase consiste em adaptar as aplicações da Hughes e da Cemig para que elas rodem no sistema operacional Android. Nessa fase, a Hughes também disponibilizará até 1.600 tablets para a Cemig. Para João Luiz Silva Barbosa, superintendente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Cemig, o despacho de serviços técnicos e comerciais para as equipes de campo e o bom funcionamento da solução são imprescindíveis para a operação da companhia energética na prestação de serviços de qualidade à população de Minas Gerais.
Atualmente a Hughes tem o sistema estabilizado e rodando em toda a frota da Cemig. A segunda fase contempla aplicar versão de software que possibilite à solução funcionar no sistema operacional Android, representando atualização tecnológica e obtenção dos benefícios de uma plataforma mais moderna e de melhor usabilidade para equipes de campo.