Metron fornece plataforma de avançada tecnologia de inteligência energética

Empresa abriu filial no Brasil para disponibilizar plataforma, que combina big data com inteligência artificial

Metron implantou filial no Brasil, com escritório em São Paulo, de modo a disponibilizar no país sua plataforma de avançada tecnologia de inteligência de energia, que combina big data com inteligência artificial.

Entre as mudanças que o mercado de energia vivencia atualmente, chama atenção a digitalização dos sistemas elétricos: o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação permitem que a energia seja produzida, distribuída, consumida e até armazenada de forma mais inteligente e eficiente pelos agentes.

Tal avanço tem resultado em consumidores de energia cada vez mais proativos, tendo a sua disposição ferramental tecnológico avançado para gerenciamento inteligente de sua infraestrutura energética.

Para fazer as melhores escolhas continuamente, é necessário que o consumidor conheça profundamente as características de suas instalações, o que se dá com a instrumentalização e digitalização dos seus processos e conectividade entre sistemas e equipamentos.

A instrumentalização resulta na obtenção de quantidade significativa de dados internos (Big Data), coletados por medidores e sensores instalados ao longo do processo produtivo, e dados externos, aos quais devem ser aplicadas ferramentas de inteligência artificial e machine learning a fim de se realizar correlações entre os diversos dados e profundas análises. Com isso é possível construir modelos capazes de interpretar a realidade a cada instante, detectar inconsistências assim como novas otimizações de energia continuamente, fornecendo bases para uma tomada de decisão mais eficiente e em tempo real.

Deve-se levar em conta também que a mudança para preços com base horária, prevista para 2020, tornará mais complexa a elaboração de estratégias integradas de consumo, geração, suprimento, trading e investimentos de curto, médio e longo prazos. E um adequado planejamento de consumo/geração a longo prazo assegura negociações de compra/venda de energia a condições competitivas e minimiza riscos de exposição à volatilidade do mercado de curto prazo.

Nesse sentido, a METRON, empresa francesa de tecnologia de inteligência energética, dispõe de uma plataforma de inteligência artificial que alia recursos analíticos de Big Data, IoT, machine learning, profundos conhecimentos em processos energéticos industriais e que está em sintonia com as complexas necessidades de gestão energética integrada da Indústria 4.0.

A plataforma permite acesso em tempo real e on line a todas as informações energéticas e dos processos produtivos das instalações, incluindo autogeração de energia, identificando e quantificando de imediato oportunidades de otimização do uso e do suprimento de energia e de utilidades em geral, propondo soluções que resultam em economias de até 15 % com os custos de energia.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela METRON)