Siemens Gamesa lança nova plataforma de aerogeradores com mais de 5 MW de capacidade

Rotores de 155 e 170 metros e capacidade nominal de 5.8 MW garantem alta potência dos novos produtos

A Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) apresenta ao mercado a plataforma Siemens Gamesa 5.X, com rotor de 170 metros, a maior da indústria global no segmento onshore. Com capacidade nominal de 5.8 MW e dois diâmetros de rotor, 155 e 170 metros, as turbinas eólicas incorporam a comprovada tecnologia, experiência e expertise da companhia global.

A plataforma chega ao mercado em dois modelos: o SG 5.8-155 e o SG 5.8-170. Com desempenho máximo em condições de vento alto, médio e baixo e um design altamente flexível que aprimora toda a cadeia de valor, desde a fabricação até a logística de construção e o serviço, a versatilidade da plataforma a torna adequada para uma ampla variedade de locais. Além disso, a conformidade com os requisitos mais exigentes de conexão relacionados à rede é garantida pela inclusão de um conversor premium opcional.

Como parte do portfólio de produtos da SGRE, as novas turbinas eólicas integram tecnologias avançadas de controle e estratégias que otimizam sua eficiência com base nas condições do local, oferecendo classificações de potência flexíveis dependendo dos requisitos de ruído, temperatura ambiente e desempenho elétrico.

A alta potência da nova plataforma Siemens Gamesa 5.X, combinada com as duas opções de rotor, a tornam adequada para qualquer tipo de instalação em todo o mundo. Roberto Prida, da Siemens Gamesa

“A alta potência da nova plataforma Siemens Gamesa 5.X, combinada com as duas opções de rotor, a tornam adequada para qualquer tipo de instalação em todo o mundo. Projetada para atender as crescentes demandas do mercado, ela permitirá que a empresa ajude os clientes a atingir suas metas de rentabilidade por meio do melhor desempenho de LCoE”, afirma Roberto Prida, Diretor Geral de Onshore da Siemens Gamesa Brasil.

A primeira instalação do protótipo do SG 5.8-155 está prevista para meados de 2020, e a produção está programada para começar no quarto trimestre de 2020. Para o SG 5.8-170, o primeiro protótipo está previsto para o terceiro trimestre de 2020 e a produção começará no primeiro trimestre de 2021.

Sobre a Siemens Gamesa Brasil
A Siemens Gamesa é líder global na indústria de energia eólica, com forte presença em projetos offshore, onshore e serviços. Por meio de suas avançadas tecnologias, a empresa oferece amplo portfólio de produtos, assim como serviços de ponta, ajudando a fazer a energia limpa mais acessível e confiável. Com mais de 3.1 GW e mais de 1,550 turbinas instaladas no Brasil em projetos onshore, a companhia produz turbinas para geração de energia eólica em sua fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, além de ter equipe dedicada a serviços de instalação e manutenção.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela Siemens Gamesa)