A elétrica portuguesa EDP criou o o Smart Energy Lab, iniciativa que visa o desenvolvimento de tecnologias e soluções para o setor de utilities. A unidade terá como base a cidade de Recife, em Pernambuco. Paralelamente, na sede da Accenture, em São Paulo, serão realizados os testes de mercado. As empresas assinaram um memorando de entendimento na semana passada para estabelecer as condições dessa parceria.

“Liderar a transição energética é um vetor fundamental da estratégia da EDP. O Smart Energy Lab, em parceria com a Accenture, nos permitirá acelerar o desenvolvimento das soluções que estão promovendo a transformação do setor”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil.

Essa iniciativa inclui a integração de colaboradores da Accenture e da EDP, com o objetivo de criar tecnologias inovadoras nas áreas de geração solar distribuída, soluções para gestão de energia, mobilidade elétrica, soluções financeiras e armazenamento de energia. O primeiro projeto do Smart Energy Lab terá como foco o desenvolvimento de uma solução voltada à geração solar distribuída baseada em tecnologia blockchain.

“O consumidor está cada vez mais consciente da importância de usar energia de forma limpa e eficiente, e temos um potencial enorme de desenvolver tecnologias inovadoras para suprir essa demanda”, afirma Adriano Giudice, executivo líder do setor de Utilidades Públicas na Accenture América Latina. “A Accenture, como uma empresa global, está à frente desse processo conjunto com a EDP, para construir uma estratégia verdadeiramente disruptiva no setor”, completa Giudice.

As inovações geradas pelo Smart Energy Lab poderão ser convertidas em produtos para a EDP Smart, marca do grupo EDP que reúne todo o portfólio de serviços de energia oferecidos pela companhia para clientes empresariais e residenciais nas áreas de comercialização de energia, eficiência energética, energia solar, mobilidade elétrica e serviços para o consumidor final.

“A colaboração com a Accenture, que tem competências complementares às nossas, nos ajudará a criar valor por meio do desenvolvimento de novas soluções para um mercado que não para de evoluir”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da EDP no Brasil.