A CPFL Paulista (SP) investiu R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de bombeamento do Departamento de Água e Esgoto de Americana. A empresa prevê instalação de duas novas motobombas na ETA I, outras duas motobombas na ETA II e 12 equipamentos aeradores na ETE Praia Azul. Os equipamentos, mais modernos e eficientes, atuam na melhor vazão da água e na redução do consumo de energia.

Atualmente, o DAE tem um consumo médio de 8.500 MWh/ano. Desse volume, os antigos sistemas de iluminação e o de motobombas consumiam 2.686 MWh/ano, ou seja, 31% de toda a energia demandada. A expectativa é que o projeto, financiado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica, diminua o consumo de energia em 852 MWh/ano do DAE. Com isso, a previsão é de uma redução de 10% no valor da conta do DAE. O volume de energia a ser economizado seria suficiente para abastecer em torno de 355 famílias com um consumo mensal de 200 kWh por um ano.

Além de contribuir com a sustentabilidade financeira do DAE ao reduzir o valor da conta de luz, o projeto também contribui para o meio ambiente ao evitar a emissão de 63 toneladas de gás carbônico, o equivalente ao plantio de 378 novas árvores.