A Enel Green Power Brasil Participações Ltda concluiu nesta sexta-feira, 31 de maio, a venda de 100% de três plantas renováveis em plena operação, totalizando 540 MW, para a CGN Energy International Holdings Co. Limited. O valor total da transação pago a Enel com a conclusão da operação é equivalente ao valor de mercado dos ativos e soma aproximadamente R$ 2,9 bilhões, equivalente a cerca de € 660 milhões à taxa de câmbio atual. Os três ativos que foram vendidos são os parques solares Nova Olinda (PI- 292 MW) e Lapa (BA – 158 MW), além do parque eólico Cristalândia (90 MW), também na Bahia.
Em linha com o Plano Estratégico do Grupo para o período 2019-2021, a transação tem como finalidade maximizar e acelerar a criação de valor, alternando ativos para disponibilizar recursos que podem ser investidos em novos projetos, enquanto a EGP permanece nas atividades de gerenciamento dos ativos vendidos. De acordo com a empresa, o mercado brasileiro de energias renováveis é rico em oportunidades para o Grupo, que quer seguir crescendo no país, inclusive com o financiamento de novos investimentos por meio do modelo Build, Sell and Operate.
As três plantas possuem contratos de venda de energia de longo prazo em vigor. Lapa e Nova Olinda estão apoiadas por contratos de fornecimento de energia de 20 anos que preveem a venda de volumes específicos de energia gerada pelas usinas para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Cristalândia é apoiada por PPAs de 20 anos com um pool de distribuidoras brasileiras.
Nova Olinda está localizada no município de Ribeira do Piauí. O parque, que é formado por cerca de 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares, pode gerar mais de 600 GWh por ano. Lapa, localizada em Bom Jesus da Lapa, é composta por duas plantas, Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), que possuem ao todo cerca de 500 mil painéis solares e que podem gerar cerca de 340 GWh por ano. O parque eólico de Cristalândia está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio e é capaz de gerar cerca de 350 GWh por ano.