Siderúrgica tem aço específico para plantas fotovoltaicas homologado

Centro de P&D da Usiminas desenvolveu material inovador para fixação de painéis solares

Ao garantir a homologação de um novo aço criado exclusivamente para estruturas de fixação de placas solares, a siderúrgica Usiminas obteve uma importante conquista em busca de soluções inovadoras para o mercado de energia. A iniciativa, criada em conjunto com a Soluções Usiminas (SU), reforça o caráter transformador e arrojado da empresa, atualmente a única a produzir e disponibilizar este grau de aço específico para plantas fotovoltaicas.

Capaz de atender requisitos estruturais e de vida útil da aplicação, o novo aço USI SAC Solar Power da companhia, em paralelo à homologação do material, já foi adquirido e tem uso programado para projetos em Minas Gerais. O primeiro fornecimento foi realizado na Bahia, num ativo com capacidade de geração de 14 MW. A expectativa da empresa é expandir a aplicação do novo material e aumentar exponencialmente a utilização do mesmo.

Rodolfo Figueiredo, Gerente Geral de Vendas da Soluções Usiminas, afirmou que liderar a participação nos projetos de energia solar é contribuir para um futuro sustentável, apoiando a redução do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos esgotáveis. Para ele o uso de aço nas estruturas de fixação das placas vai ao encontro da missão da empresa em oferecer soluções customizadas aos clientes. “Este projeto é inovador para a siderurgia nacional é de extrema importância para o mercado, sendo desenvolvido depois de uma série de pesquisas e testes realizados dentro do nosso centro de P&D, o maior do setor na América Latina”, comentou.