O McDonald’s, líder no segmento de serviço rápido de alimentação, se uniu à AES Tietê, uma das maiores geradoras de energia do Brasil, para o desenvolvimento do projeto que vai proporcionar energia sustentável para o consumo de parte da rede de restaurantes. O contrato de geração solar distribuída, que pode vir a se tornar o mais representativo para o varejo, corresponde à potência estimada total de 5,3 MW e conta com investimento da AES Tietê na ordem de R$ 30 milhões.
Com previsão de início de operação para o final deste ano, trata-se de um modelo totalmente personalizado que resulta na construção de três plantas solares em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, uma em cada estado. São mais de 21 mil módulos fotovoltaicos, geração média mensal de 1.142 MWh de energia limpa que alimentará as redes de distribuição, com créditos inicialmente para 39 unidades.
O investimento inicial, construção e operação da planta, gerenciamento e controle do consumo mensal e geração de energia solar são de responsabilidade da AES Tietê.
Ao gerar sua própria energia, os restaurantes da rede deixarão de emitir toneladas de CO2. “Nós observamos uma preocupação clara dos nossos consumidores em relação ao meio ambiente e estamos tomando decisões importantes para proteger o planeta e contribuir para que a empresa atinja sua meta de redução da emissão de gases de efeito estufa. A parceria com a AES Tietê, que é um projeto da nossa área de equipamentos, e a utilização de energia limpa nos nossos restaurantes vão de encontro com esse nosso propósito, já que vamos deixar de emitir milhares de toneladas de CO2 para a atmosfera”, disse em nota Leonardo Lima, diretor de Desenvolvimento sustentável do McDonald’s.
“A AES Tietê é uma empresa inovadora, eficiente, pautada pelo crescimento sustentável e diversidade na matriz energética. Atuamos para oferecer soluções com valor agregado ao nosso cliente, a parceria com o McDonald’s é um grande passo para provar que a sustentabilidade estará na energia consumida pelos restaurantes no preparo de cada alimento, até ao fritar as famosas tortinhas do McDonald’s”, enfatizou Ítalo Freitas, presidente da AES Tietê.
O McDonald’s se preocupa com o desenvolvimento sustentável, além de ter se tornado no ano passado a primeira rede de restaurantes do mundo a assinar um compromisso global de combate às mudanças climáticas. A companhia se compromete a diminuir em 36% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, além de 20% em toda sua cadeia de suprimentos dentro do mesmo período.
No Brasil, as ações da rede estão organizadas em blocos, que vão desde a sustentabilidade na compra dos insumos até o processo de conscientização no descarte dos resíduos recicláveis nos restaurantes. Além de outras iniciativas, como adoção da iluminação de LED, desestímulo do uso de canudos e reutilização do líquido de condensação dos equipamentos de ar-condicionado, por exemplo.