fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A fabricante britânica de geradores Aggreko apresentou ao mercado uma nova solução de energia chamada Y.Cube, uma aposta da empresa em uma tecnologia que aos poucos tem se tornado cada vez mais competitiva no mundo. O sistema de armazenamento de energia modular e móvel utiliza baterias de lítio, com aplicações para eficiência energética, qualidade de energia, suporte para sistemas comerciais e industrias, mas que também poderá ser utilizado por concessionárias e transmissoras de energia.
O Y.Cube foi construído na expertise da Younicos, empresa pioneira em sistemas de armazenamento que foi adquirida pela Aggreko em 2017. O sistema é instalado em contêiner, com potência de 1 MW, nas versões para fornecimento de energia por 30 minutos e 60 minutos. Os equipamentos são pré-moldados e sua característica modular permite que a solução seja adaptada conforme a necessidade de cada cliente.
Segundo Marco Contin, diretor geral da Aggreko no Brasil, a expectativa é que o novo produto proporcione um incremento de receita entre 5% a 10% nos próximos 4 anos. O faturamento global da empresa é da ordem de R$ 8,5 bilhões, sendo a operação brasileira responsável por R$ 350 milhões.
Com a compra da Younicos, a Aggreko passou a ter 250 MW em armazenamento de energia ao redor do mundo. O Y.Cube, por sua vez, já está sendo instalado como parte de uma solução de microgrid híbrido na mina de ouro Granny Smith, no oeste da Austrália e em vários projetos de mineração na África.
Assim como no negócio de geradores, o Y.Cube será fornecido também por contrato de aluguel. “O cliente pode ter a opção de não investir capex diretamente”, explicou Hugo Dominguez, diretor de vendas da área no Brasil.
O sistema também pode operar conjuntamente com geradores a diesel ou placas solares. Os sistemas de armazenamento podem funcionar como backup ou para atender a demanda pico de clientes indústrias.
No Brasil, a tecnologia se apresenta como uma alternativa de atendimento para regiões isoladas. No entanto, com a entrada do preço horário de energia, a aplicação pelo setor de energia renovável também está no radar da empresa.
Os sistemas de armazenamento serão construídos na Escócia. Em Berlim, na Alemanha, a empresa conta com um laboratório para testar os equipamentos. A Aggreko opera em 80 país e conta com uma frota de geradores que com 10 GW. No Brasil, a empresa conta com uma capacidade instalada de 450 MW, sendo responsável pela segurança e qualidade de energia o festival de música Rock in Rio.