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Na busca por melhorar cada vez mais o atendimento e satisfação de seus clientes, a Copel irá ampliar suas opções de autoatendimento em todo estado, com a previsão de implantar no segundo semestre 150 totens eletrônicos em 63 lojas distribuídas em 54 municípios. Os novos equipamentos irão se juntar aos 124 já em funcionamento e que respondem por cerca de 70% das solicitações dos consumidores, como acesso a segunda via, pagamento de fatura, desligamento da unidade consumidora, religação, histórico de consumo, alterar a data de vencimento da fatura, atualização de cadastro ou registro de leitura.

Segundo o superintendente comercial da Copel Distribuição, João Acyr, a opção do autoatendimento tem se mostrado muito eficiente. Ele conta que a concessionária trabalha atualmente com 26 terminais em fase de instalação e informou que numa segunda etapa mais serviços serão adicionados a operação dos equipamentos, como parcelamento, cadastro de fatura digital, segunda via de recibo de quitação e cadastro de débito automático. “Em alguns casos será possível realizar até mesmo o pagamento da fatura”, revelou.

Outra novidade que a companhia promete para este segundo semestre é a implantação da URA (Unidade e Resposta Audível) Humanizada. A ferramenta permite o acesso às informações do cadastro do consumidor, oportunizando serviços como informar a leitura do imóvel, consulta de débitos e pedido de religação de uma forma muito mais ágil, economizando tempo de ambas as partes.

Os dois projetos acenam para uma estratégia da distribuidora em investir no atendimento e na relação com seus clientes. Em janeiro foi inaugurando o Smart Copel, programa que abriga um dos mais modernos centro de operação da rede de distribuição de energia do país, além de uma agência de atendimento. Ao todo foram aportados cerca de R$ 60 milhões, sendo R$ 45 milhões no ADMS, um renomado software para gestão de rede de energia inteligente e ainda não utilizado por nenhuma concessionária no país. Segundo a distribuidora paranaense, o software garantirá melhoria na qualidade da energia, que terá menos desligamentos, e na gestão integrada de todo sistema de distribuição, que inclui telemedição, redes inteligentes, geração distribuída, entre outros.

A agência do Smart Copel também conta com uma nova modalidade de atendimento chamada Caminho do Cliente, onde o consumidor é encaminhado prioritariamente a ambientes onde o processo é automatizado: Terminal de Autoatendimento; Acesso à Agência Virtual; Área de Atendimentos Rápidos; Área de Atendimentos Complexos; Área de Transbordo de Atendimentos por Vídeo e Telefone para outras lojas do atendimento presencial ou call center, em caso de filas de espera. Esse programa será levado em 2019 as principais agências de atendimento da distribuidora, em Londrina. Cascavel, Maringá e Ponta Grossa.