A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 2 de julho, a prorrogação por 180 dias do piloto do Programa de Resposta da Demanda no país. A nova data para o final desse projeto é de 27 de dezembro, uma vez que a deliberação é retroativa a 27 de junho, data que expirou o prazo original.
De acordo com o relator do processo, o diretor Efrain Cruz, a autorização deu-se para a extensão do prazo e não para a abertura de audiência pública com vistas a colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de revisão do Programa de Resposta da Demanda, de que trata a Resolução Normativa nº 792/2017, conforme era o objetivo deste item na reunião de diretoria. Ele explicou em seu voto que essa decisão proporcionará mais tempo para a agência reguladora possa avaliar melhor as sugestões de agentes quanto ao aprimoramento deste programa que teve baixa adesão.
“Houve uma baixa adesão por conta do momento que vivemos com a inadimplência no mercado de curto prazo. Com essa extensão de prazo teremos mais tempo para colher informações e conhecer os efeitos que devem ser a redução de custos”, disse ele.
Para Rodrigo Limp, o programa traz benefícios e com mais seis meses é possível até que o problema do GSF que levou ao passivo em aberto na CCEE possa ter encontrado uma solução, fazendo referência à aprovação do PL 10.895 na semana passada na Câmara dos Deputados.