A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ da segunda emissão de debêntures da Sinop com perspectiva estável. O montante é de R$ 236 milhões, com vencimento em junho de 2032. A sociedade de propósito específico foi constituída para construir, operar e manter a UHE Sinop por 35 anos, de acordo com o contrato de concessão assinado em fevereiro de 2014.

Para a agência, o rating reflete o risco de completion, que é mitigado por fianças corporativas, limitado risco de operação e manutenção (O&M) do projeto e pela atenuação do risco de suprimento, devido à adesão do projeto ao Mecanismo de Realocação de Energia (MRE). A avaliação também considera a conservadora posição de energia contratada (91,2% de sua garantia física), que, com o seguro SP95 para a parte da garantia vendida no mercado regulado, faz o projeto ser praticamente neutro a estresses relativos ao risco hidrológico e ao Generation Scaling Factor (GSF).

Para a Fitch, a estrutura de dívida é adequada e padrão para este tipo de ativo. Seu ponto fraco está no descasamento entre a taxa de juros de longo prazo (TJLP) e o índice de correção das receitas. O Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (Debt Service Coverage Ratio – DSCR) médio de 1,38 vez no cenário de rating da agência é compatível com ratings mais altos para projetos de energia renovável 100% contratados.

O projeto ainda depende de aportes de capital até 2019 para concluir obras e preencher contas reservas. A expectativa é que o projeto atinja seu completion financeiro em dezembro de 2020, quando as garantias corporativas poderão ser liberadas. De 2021 a 2032, o projeto apresentará perfil de DSCR compatível com ratings mais elevados: no cenário de rating da Fitch, mínimo e médio de 1,26 vez e 1,38 vez, respectivamente.