EDP obtém financiamento de R$ 252 milhões para subsidiária no Maranhão

Recursos da linha de crédito aberta com o Banco do Nordeste do Brasil virão do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), com prazo de pagamento em 24 anos

A EDP anunciou o fechamento de um contrato de financiamento com Banco do Nordeste do Brasil para sua subsidiária EDP Transmissão MA I, no valor de R$ 252 milhões. A linha de crédito será provida a partir de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), com prazo de pagamento em 24 anos.

Celebrado no dia 28 de junho de 2019, o valor do financiamento corresponde a aproximadamente 75% do CAPEX nominal financiável ou cerca de 65% do CAPEX total. O custo da emissão é de IPCA + 2,54 e IPCA + 2,16%, considerando o bônus de adimplência. Em comparação ao retorno apresentado no âmbito do leilão, a estrutura do crédito permite extrapolar o intervalo de IRRa de 12% a 14%, conforme premissas divulgadas na época.

A EDP MA I é responsável pelo desenvolvimento, construção e operação do lote 7 do Leilão de Transmissão nº 05/2016 e possui Licença Ambiental Prévia emitida em 26 de abril de 2019, aguardando atualmente a aprovação da Licença de Instalação para o início das obras. Segundo a companhia, “a operação reforça a estratégia de diversificação de fontes competitivas de financiamento, com o objetivo de mitigar riscos e obter melhores retornos para os projetos e acionistas”.