ABB vende para Fimer divisão de inversores solares

Empresa italiana é a oitava maior fabricante deste tipo de equipamentos no mundo

A ABB anunciou esta semana que assinou um acordo com a italiana Fimer para a venda da sua divisão de inversores solares. De acordo com a empresa, a operação vai permitir o aumento das perspectivas de negócio para essa divisão que ela direcione sua carteira de negócios em outros mercados em crescimento. O negócio de inversores está em mais de 30 países, com cerca de 800 funcionários.

Fundada em 1942 e ativa na tecnologia de inversores desde 1983, a Fimer é a oitava maior fabricante de inversores do mundo. Seu principal negócio é a produção de inversores para instalações fotovoltaicas, estações de soldagem e recarga de veículos elétricos em sua planta operacional e integrada em Vimercate, Itália.

A operação inclui ainda o negócio de inversores solares da Power-One, adquirido pela divisão Discrete Automation and Motion da ABB em 2013. O negócio oferece um portfólio abrangente de produtos, sistemas e serviços para diferentes tipos de instalações solares. Ela está atualmente no negócio de eletrificação da ABB e obteve uma receita de aproximadamente US$  290 milhões em 2018. A ABB espera obter uma despesa não operacional após impostos de aproximadamente US$ 430 milhões no segundo trimestre de 2019, impactando nos resultados semestrais deste ano.

A operação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2020 e estará sujeita a determinadas condições, como a conclusão das atividades de transferência e a consulta prévia aos órgãos de representação dos funcionários, quando necessário. Para Tarak Mehta, presidente do negócio de Eletrificação da ABB, a venda está em linha com a estratégia de gerenciamento de portfólio para fortalecer a competitividade e focar em segmentos com alto crescimento e lucratividade. Segundo ele, o mercado de energia solar representa para a Fimer uma área de foco consolidado e por isso ela foi considerada a proprietária ideal para os negócios de inversores solares da ABB. A combinação dos portfólios das duas empresas vai levar a um maior crescimento das vendas.

De acordo com Filippo Carzaniga, Diretor Presidente da Fimer, o compromisso de fazer a diferença no mercado de energia vai continuar pelo desenvolvimento de novas plataformas de produtos e tecnologias digitais inovadoras. Carzaniga quer continuar o trabalho realizado pela ABB nos últimos anos, dando nova forma aos recursos, conhecimentos e habilidades presentes na Itália e no mundo. Para o executivo, com um portfólio ainda mais sólido, a empresa está mais bem posicionada para enfrentar o futuro de um negócio cada vez mais estratégico.