A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica informa que o Preço de Liquidação das Diferenças para a quarta semana de julho foi fixado em R$ 186,18/MWh para todos os submercados. O aumento do preço foi de 6%. A elevação do valor do PLD é explicada principalmente pelos níveis dos reservatórios inferiores aos previstos na semana anterior e pela redução das afluências previstas para as próximas semanas.

Para julho de 2019, espera-se afluências em torno de 77% da Média de Longo Termo para o sistema, estando abaixo da média para todos os submercados. Na região Sudeste, a expectativa é de 85%; no Sul é de 64%; no Nordeste, 47% e, na região Norte, 86% da MLT.

A carga prevista para a próxima semana do SIN deve ficar em torno de 150 MW med mais baixa em relação à previsão anterior, com redução apenas na região Nordeste, que registrou uma diminuição de 350 MW med. No Sul, apresentou um aumento em cerca de 200 MW med. Nos submercados Sudeste e Norte não houve alteração em relação a expectativa anterior.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.050 MW med abaixo do esperado, com níveis mais altos somente no Norte, com aumento de 50 MW med. Nos demais submercados, os níveis estão mais baixos: no Sudeste, houve queda de 825 MW med, no Sul, com redução de 225 MW med e no Nordeste, com recuo de 50 MW med. O fator de ajuste do MRE para o mês de julho de 2019 está estimado em 56,0%. O ESS previsto para julho de 2019 está em R$ 31 milhões, sendo em sua totalidade referente às restrições operativas.