Para julho de 2019, espera-se que as afluências fechem em torno de 76% da Média de Longo Termo (MLT) para o sistema, estando abaixo da média para todos os submercados. Na região Sudeste, a expectativa é de 85%; no Sul é de 62%; no Nordeste, 47% e, na região Norte, 86% da MLT.
As previsões para o mês de agosto são de afluências em torno de 73% da MLT para o sistema e a estimativa é que todos os submercados estejam abaixo da média. Na região Sudeste, espera-se 80%; no Sul é de 63%; no Nordeste, 46% e, na região Norte, 88% da MLT.
A carga prevista para a próxima semana do Sistema Interligado Nacional (SIN) não deve sofrer alteração significativa em relação à previsão anterior. As previsões apresentaram elevação nos submercados Sudeste (+ 100 MW médios) e Nordeste (+ 15 MW médios). Nos submercados Sul e Norte, a expectativa é de redução de 35 MW médios e 80 MW médios, respectivamente.
Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 180 MW médios acima do esperado, com elevação apenas no submercado Nordeste (+ 260 MWmédios) e redução no Sul (- 80 MW médios). Não sofrendo alterações significativas nos demais submercados.
O fator de ajuste do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) para o mês de julho de 2019 está estimado em 55,8% e, para agosto, em 54,3%. O Encargo de Serviço do Sistema (ESS) previsto para julho de 2019 está em R$ 39 milhões, referentes às restrições operativas. Para agosto de 2019, a previsão é de R$ 240 mil, referentes às restrições operativas e à reserva operativa. A análise detalhada do comportamento do PLD pode ser encontrada no boletim InfoPLD, divulgado semanalmente no site da CCEE.