As obras para construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a segunda entre os dois países, deverá ser iniciada até a próxima terça-feira, 6 de agosto, nas imediações do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR). A ordem para o serviço foi assinada nessa quinta-feira, 1º de agosto, pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e o diretor-geral brasileiro da binacional, general Joaquim Silva e Luna, em solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na prática, a assinatura dá início ao cronograma de execução da nova ligação rodoviária sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai.
Segundo Osman Bove, gerente de contrato do Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, responsável pelas obras, a movimentação para início dos trabalhos já começou e, na terça-feira, o local começa a se transformar no canteiro de obras. O investimento total de Itaipu é de R$ 463 milhões, sendo R$ 323 milhões para a ponte e R$ 140 milhões para a perimetral de acesso entre a BR-277 e a Avenida das Cataratas. O gerenciamento das obras estará a cargo do governo estadual. Há a previsão de contratação direta de 400 operários.
“Agora é mobilização de material e efetivamente começar a construção. A ideia é que tenhamos a ponte concluída ainda neste mandato dos governos federal e estadual”, projeta o general Silva e Luna, destacando a vocação da binacional para contribuir com obras de infraestrutura, gerando resultados duradouros para a região de fronteira. Um dos benefícios a curto prazo é a geração de empregos diretos na região. Somente o Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec recebeu cerca de 11 mil currículos para preenchimento de vagas.
Para Ratinho Júnior, a assinatura sela a parceria e reafirma o bom relacionamento entre o governo e a usina. “O orçamento já está organizado, consolidando a parceria com Itaipu na área de infraestrutura. Será a maior ponte de vão-livre do Brasil”, afirmou o governador, que também enfatizou os impactos positivos para a economia paranaense e brasileira, potencializando o comércio entre as duas nações e melhorando as condições para o turismo e para a fiscalização das alfândegas dos dois países. “Esse investimento vem ao encontro do projeto de logística que planejamos para o Estado”, disse.
O governador lembrou ainda que a segurança será aprimorada com a ponte e a criação de um escritório de inteligência integrado, que será instalado nos principais pontos de trânsito das fronteiras. A iniciativa, idealizada pelo Ministério da Justiça, reunirá agentes das Forças Armadas, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e representantes das polícias Civil e Militar.
Características
Com 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, a nova ponte será do tipo estaiada, com duas torres de 120m de altura. A pista será simples, com 3,7m de largura, acostamento de 3m e calçada de 1,7m. O investimento previsto também contempla algumas desapropriações que serão necessárias para a construção da perimetral.
A ideia é que a construção sirva para absorver o tráfego pesado na fronteira entre Brasil e Paraguai, deixando para a Ponte da Amizade, construída há 53 anos, o trânsito de carros de passeio, vans e ônibus que transportam turistas. A assinatura da ordem de serviço acontece 20 dias após a apresentação de outra ponte entre os dois países, que também será custeada pela Itaipu, no caso, pelo lado paraguaio da empresa, enquanto a de Foz a Presidente Franco será pela margem brasileira.
A Ponte Internacional Bioceânica ligará Carmelo Peralta, no departamento de Alto Paraguai, a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e possibilitará uma conexão entre o Porto de Santos (SP), no Atlântico, e os portos do Chile (Pacífico), facilitando o escoamento da produção agrícola do MS e do Mato Grosso, principalmente para os países do Oriente. A exemplo da segunda ponte, esta ligação permitirá intensificar ainda mais o intercâmbio de mercadorias entre Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile.