O contra-almirante da Marinha Paulo Roberto da Silva Xavier é o novo diretor administrativo da Itaipu. Ele substitui João Pereira dos Santos, exonerado após ocupar o cargo por um ano e meio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12) por meio de decreto do presidente Jair Bolsonaro, sendo a sexta nomeação feita pelo presidente no ano e fechando a equipe do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. A posse do novo diretor ocorre na terça-feira (13) pela manhã, em solenidade no Centro Executivo de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Formado pela Escola Superior de Guerra e com doutorado em Ciências Navais – Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, Paulo Roberto da Silva Xavier reúne em seu currículo várias especializações como militar e gestor. Natural do Rio de Janeiro, o contra-almirante tem formação em curso superior da Escola Naval, mestrado em ciências navais pela Escola de Guerra Naval e graduação em Engenharia de Operacional.

Entre as experiências mais relevantes, Silva Xavier foi diretor do Pessoal Civil da Marinha, ocupou o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia e foi assessor-chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. Foi também adido naval na Argentina, entre outros países, e exerceu diversos comandos de meios operativos da Marinha do Mar.

A diretoria é formada ainda pelo almirante Anatalicio Risden Junior, como diretor financeiro executivo; o general Luiz Felipe Carbonell, na Diretoria de Coordenação; o engenheiro Celso Villar Torino, empregado de carreira da Itaipu, na Diretoria Técnica Executiva; além de Mariana Favoreto Thiele, também funcionária de carreira, na Diretoria Jurídica.