Björn Rosengren será o novo CEO da ABB

Executivo, que já chefiou Sanvik e Wärtsila, assume cargo em março de 2020

O conselho da ABB nomeou por unanimidade Björn Rosengren como Chief Executive Officer. Ele ingressará na empresa em 1º de fevereiro de 2020 e vai suceder o atual CEO, Peter Voser, que permanecerá nesta função até 1º de março de 2020, quando se dedicará somente ao cargo de presidente do Conselho da ABB.

Björn Rosengren é cidadão sueco e um executivo internacional altamente experiente, líder em negócios industriais. Ele atuou como CEO da Sandvik, um grupo de engenharia global de alta tecnologia, desde 2015. Durante esse período, supervisionou a implementação bem-sucedida de uma estrutura descentralizada e melhorou tanto a rentabilidade quanto a solidez financeira da Sandvik. Antes disso, ele foi CEO da Wärtsilä, que fabrica e fornece fontes de energia e outros equipamentos para os mercados marítimo e de energia e passou cerca de treze anos, de 1998 a 2011 em várias funções de gerenciamento na Atlas Copco, fornecedor líder mundial de soluções de produtividade sustentável.

Para o presidente do Conselho e atual CEO da ABB, Peter Voser, Rosengren entende como estabelecer organizações descentralizadas de sucesso, capacitar pessoas e demonstrar a cultura de cooperação e alto desempenho. Juntamente com a nossa forte equipe administrativa, ele impulsionará a estratégia da ABB e entregará valor de longo prazo a todos os nossos stakeholders.

De acordo com o novo presidente, em um momento tão importante para as indústrias de manufatura, a ABB deve continuar a atender melhor às necessidades dos clientes globais com um portfólio exclusivo de tecnologia e soluções digitais para ajudar a aumentar sua produtividade.