Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos fará coquetel de lançamento

Evento será realizado no dia 24 de setembro, em Brasília. Entidade quer construir política pública capaz de transformar lixo em insumo para produção de energia elétrica limpa e renovável

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) fará o seu Coquetel de Lançamento às 18h do dia 24 de setembro, em Brasília. A Associação foi concebida para apoiar políticas e tecnologias capazes de dar um destino mais útil para o lixo. O Brasil produz 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, suficiente para ocupar mais de 220 estádios de futebol. Apenas 4% de todo esse lixo é destinado a reciclagem e a compostagem, sendo o restante depositado em aterros sanitários e lixões.

A Abren aparece com o intuito de mudar essa história, ajudando o Brasil a construir uma política pública capaz de transformar os resíduos em insumo para produção de energia elétrica limpa e renovável. Essa tecnologia é conhecida internacionalmente como Waste-to-Energy (WTE), com mais de 2 mil usinas em operação no mundo.

O presidente executivo da Abren, Yuri Schmitke, afirmou que o Brasil tem desperdiçado uma grande quantidade de energia que poderia ser produzida com os resíduos, cuja disposição em aterros traz risco de contaminação da água potável e produz emissões de gás metano, “um gás de efeito estufa 25 vezes mais nocivo que o gás carbônico”, alerta o executivo.

Os interessados em participar da cerimônia devem confirmar suas intenções até o dia 20 de setembro de 2019, através do e-mail abren@abren.org.br.