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Após ter conseguido reduzir suas emissões em 22% na América Latina, a empresa de iluminação Signify alcançou a neutralidade de carbono na região. A ação vem do compromisso da empresa com o protocolo de Paris. A meta é que em 2020 todas as operações sejam sustentáveis, 100% neutras em carbono e com energia sustentável. De acordo com o diretor de comunicação da empresa, Javier Tuiran, em 2018 a iluminação pública foi 13% da demanda global de eletricidade. Segundo ele, ao equipar pontos com luminárias de LED, ela consegue diminuir o consumo global de energia para iluminação em 80%. “Os pontos de iluminação com LED têm duração maior que qualquer outro produto que usa tecnologia convencional”, afirma.

A empresa deverá reduzir em 61% as emissões no transporte aéreo, 20% no marítimo e 14% em parques industriais na América Latina através de operações sustentáveis. Somente este ano, a Signify já entregou cerca de 1,7 bilhão de lâmpadas no mundo. Ela foi a primeira a primeira empresa a superar a marca de um bilhão de lâmpadas vendidas, com parte do Global Lighting Challenge. Essa iniciativa é uma espécie de corrida para atingir as vendas globais cumulativas de 10 bilhões de produtos de iluminação avançados de alta eficiência, alta qualidade e acessíveis, como lâmpadas de LED.

No segundo trimestre do ano, seu lucro subiu para € 50 milhões, maior que os € 29 milhões do mesmo período do ano passado. As vendas ficaram em € 1,5 bilhão, enquanto as vendas comparáveis baseadas em LED cresceram 0,2%, para 77% das vendas. De acordo com a empresa, a perspectiva é que o crescimento de vendas fique na faixa de 2% a 5%.

A meta é até o fim do ano entregar 2 bilhões de equipamentos, ficando à frente da meta estipulada para 2020. Até 2020,  80% das suas receitas globais da empresa deverão vir de produtos, sistemas e serviços sustentáveis. Hoje, 89% da energia usada pela empresa vem de fontes renováveis, 93% da cadeia de suprimentos é sustentável e houve um recuo de 49% na pegada de carbono na comparação com o ano anterior. No ano passado, foram € 6,4 bilhões em vendas. O número de empregados está em cerca de 32 mil.

Para Tuiran, o maio desafio na iniciativa de neutralidade do carbono é atingir os desafios em um mundo com crescimento populacional e urbanização cada vez mais acelerados. “Por isso é importante que grandes empresas se posicionem para combater as mudanças climáticas”, avisa. A empresa, que foi nomeada líder do setor na categoria componentes e equipamentos elétricos do Índice Dow Jones de Sustentabilidade de 2018, tem um projeto de reflorestamento na Colômbia, em que ela já restaurou mais de 1.100 hectares de floresta em Cáceres, Antioquia e já possui mais de 9.640 hectares de terra mapeadas em Cravo Norte, em  Arauca.

No último mês de julho, a Signify adquiriu 51% da chinesa Klite Lighting para fortalecer mais a sua posição no mercado de LED. A Klite Lighting tem sido, por vários anos, um dos principais fornecedores da Signify de lâmpadas LED e luminárias de alta qualidade e eficiência em termos de custos.