Eletrobras supera marca de 50 mil MW em capacidade instalada

Entrada em operação comercial da 15ª turbina de Belo Monte fez estatal atingir participação em 30% da potência de energética em curso no país

A Eletrobras atingiu a marca de 50.207 MW de potência instalada em operação nesta quarta-feira, 21 de agosto, após a liberação comercial da 15ª turbina da hidrelétrica de Belo Monte. O número representa 30% da capacidade instalada do país, por meio de 128 usinas de propriedade das empresas do Grupo ou que contam com sua participação em empreendimentos do setor.

Segundo documento divulgado à imprensa, “o marco dos 50 mil MW reforça a contribuição da estatal para que o Brasil tenha uma das matrizes de energia mais renováveis e com menor emissão de gases de efeito estufa do mundo, além de o país abrigar algumas das maiores usinas hidrelétricas do planeta”.

O acionamento da 14ª unidade geradora de Belo Monte, em julho, fez a UHE do rio Xingu, no Pará, se tornar a maior usina 100% brasileira. Ademais, ainda para este ano há a previsão de início de funcionamento de outras três unidades geradoras da hidrelétrica.