O Grupo Energisa abriu as inscrições para o Programa de Trainee 2020 da companhia na última segunda-feira, 26 de agosto. A previsão de início do programa é em janeiro de 2020 e a duração será de nove meses. Os candidatos devem ser oriundos dos cursos de Engenharia Elétrica ou Engenharia de Energia, com formação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019. É necessário também ter inglês avançado e disponibilidade para mudanças de domicílio e viagens. As 14 vagas são para todos os estados em que a empresa atua (SP, MG, MT, MS, TO, PB, SE, RO e AC). Os interessados podem se inscrever por meio deste link até o dia 16 de setembro.
O programa contará com Job Rotation de 90 dias, em que os trainees passam pelas áreas da empresa, o que proporciona uma experiência diferenciada de integração e aprendizado. O objetivo é capacitar os profissionais a terem visão estratégica dos processos, integração nas diferentes áreas de atuação, vivenciar a adaptação às mudanças, e comprometimento com metas e resultados em contextos distintos.
Roberto Silva, Gerente Corporativo de Desenvolvimento Organizacional na Energisa, afirmou que o objetivo do Trainee é atrair os mais promissores talentos e oferecer a eles a oportunidade de desenvolvimento profissional dentro de uma das líderes do setor elétrico brasileiro. “O programa é uma prioridade na Energisa, afinal, o investimento em pessoas é estratégico para os nossos bons resultados e para a nossa adaptação para o futuro”, comentou.
A seleção se divide entre etapas online e presenciais, que deverão ser realizadas em São Paulo. Neste ano, as primeiras fases do processo serão feitas de forma digital e com a tecnologia de inteligência artificial da IBM Watson aplicada à avaliação dos candidatos, mas antenada com a experiência do candidato. A consultoria responsável é a Matchbox. Além do Job Rotation o programa conta com treinamentos técnicos e comportamentais, acompanhamento pelos gestores e equipe de RH. Os benefícios são compatíveis com os do mercado de trabalho.
O Grupo Energisa investe na atração de jovens talentos desde o ano de 2000, mas foi em 2010 que iniciou seu Programa Corporativo mais estruturado. Desde então a companhia já contratou aproximadamente 120 profissionais através do Programa. A ideia é formar profissionais com potencial para liderar equipes e processos contribuindo com as transformações do setor elétrico e da empresa gerando crescimento com sustentabilidade.