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A EDP Smart, marca do grupo português EDP para produtos e serviços B2C, iniciou as vendas de sistemas de geração solar distribuída para consumidores residências. Segundo o gestor de Produtos e Serviços B2C da EDP, Nuno Pinto, o primeiro contrato foi assinado na semana passada. O sistema terá 11 KWp. A EDP tem apostado forte na geração solar distribuída e já havia iniciado as vendas para indústria e empresas. Há duas semanas, no entanto, a companhia iniciou as vendas de sistemas para consumidores residenciais.
O reposicionamento da EDP reproduz a estratégia, já testada em Portugal, de criar uma marca inovadora, que seja referência no segmento de serviços, que aproxime a companhia ainda mais do dia-a-dia dos seus clientes, gerando oportunidades de negócios. A EDP Smart traz soluções integradas nas áreas de comercialização no mercado livre, comercialização varejista, eficiência energética, energia solar, mobilidade elétrica e serviços para o consumidor final.
Segundo Pinto, os negócios da EDP Smart apresentaram resultado operacional (Ebitda) de R$ 180 milhões, o que representa cerca de 6% do Ebitda do grupo EDP no Brasil em 2018. A meta é dobrar esse resultado chegando a 12% do Ebitda em 2023. Neste ano, a empresa está investindo R$ 10 milhões na expansão da linha de produtos B2C.
Com o objetivo de democratizar o acesso à energia solar distribuída, a EDP também está desenvolvendo uma modalidade em que o consumidor poderá pagar uma mensalidade e usufruir da energia produzida por uma usina de grande porte. A empresa pretende construir uma usina de 1 MW e disponibilizar a energia produzida por meio de contratos de aluguel com consumidores finais.