A fabricante de turbinas eólicas Vestas obteve a certificação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de acordo com as regras do Finame, para a produção local no mercado brasileiro do modelo V150, de 4.2 MW. O certificado atesta que a produção da turbina está em conformidade com as regulações para o processo de manufatura com conteúdo local do Banco, viabilizando o acesso às linhas especiais de crédito na aquisição do novo equipamento.

A conquista veio apenas dez meses após a empresa anunciar a produção local da V150-4.2 MW em sua fábrica, no município de Aquiraz, no Ceará. A localização desse modelo no Brasil representa um dos mais relevantes projetos da Vestas no mundo. Desde que anunciou sua decisão de produzir no Ceará, a companhia revelou ter recebido mais de 2 GW de pedidos no país.

Para Rogério Zampronha, presidente da Vestas Latam Sul, a obtenção do certificado permitirá que os clientes da empresa tenham acesso às melhores condições de financiamento para a aquisição da mais moderna turbina do mercado brasileiro. “Estamos muito satisfeitos com a trajetória desse processo, especialmente com a agilidade da equipe técnica do BNDES e com a seleção certeira de nossos parceiros e fornecedores, que foram essenciais para que conquistássemos essa certificação com menos de um ano após o anúncio da expansão da fábrica”, comenta.

Segundo a Vestas, a fábrica em Aquiraz vai gerar 200 empregos diretos e 1.000 indiretos na região, além de outras 600 vagas adicionais para fornecedores da empresa em outros estados brasileiros. A multinacional dinamarquesa também espera que este projeto abra novos caminhos para a expansão da plataforma de 4 MW no Brasil e na América Latina.