A CPFL Energia informou por meio de Fato Relevante que celebrou na última quinta-feira, 29 de agosto, contrato de compra e venda de ações relativo à aquisição, pela CPFL Energia, da totalidade da participação que a sua controlada State Grid detém diretamente na CPFL Energias Renováveis.
O acordo, informou a empresa, foi negociado de forma independente pelos representantes da CPFL Energia e da State Grid, e prevê que as ações de emissão da geradora renovável detidas pela chinesa serão adquiridas pela CPFL Energia pelo valor de R$ 16,85 por unidade. Esse valor foi aprovado pelo Conselho de Administração da CPFL Energia, tendo em vista a recomendação favorável dos membros independentes do Comitê de Transações com Partes Relacionadas da CPFL Energia, tendo como base a faixa indicativa de preço constante do laudo de avaliação das ações da CPFL Renováveis, preparado de forma independente.

A CPFL Energia afirmou que utilizará a totalidade dos recursos líquidos obtidos com a Oferta Pública de ações da CPFL Energia recentemente concluída para financiar a aquisição. E ainda, que essa operação permitirá a criação de potenciais sinergias entre a CPFL Energia e suas controladas, correspondendo a um primeiro passo de uma possível reestruturação mais ampla ainda a ser avaliada envolvendo a CPFL Energia, a Renováveis e outras controladas.