A EDP Espírito Santo e a Federação das Indústrias do Estado (Findes) inauguraram na última terça-feira, 10 de setembro, em Linhares, o primeiro posto do Norte capixaba a compor a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Estado, numa iniciativa possibilitada em parceria com o Senai. O ponto de recarga está instalado na avenida Rui Barbosa, ao lado da Prefeitura Municipal, no Centro da Cidade.

O projeto conta com um investimento de aproximadamente R$ 350 mil e prevê um total de sete postos em todo o Espírito Santo. Além da Linhares, as cidades de São Mateus, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari também receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final de 2019. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, e em Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, já foram inaugurados e estão em operação.

A unidade instalada no município permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível dar uma carga de 100%. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

O diretor da EDP, João Brito Martins, destacou que a inciativa é uma tendência global e reafirma o compromisso da companhia com o Estado. “Sabemos que a mobilidade elétrica é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, comenta. Já o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, afirmou que a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo.

“Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo”, observou, dizendo que o novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. “Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, sem qualquer restrição de uso ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

A Aneel regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, subsidiária que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela empresa para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

Referência de custos

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.