No intuito de ampliar a disponibilidade de energia para os clientes e elevar a confiabilidade e robustez da rede, possibilitando uma maior adequação ao crescimento de sua área de concessão, a Elektro definiu o local para construção da subestação Guarujá 04: uma área de 5 mil metros quadrados, localizada na avenida D. Pedro I, num empreendimento que irá beneficiar cerca de 109 mil clientes da cidade do Guarujá. A companhia também anunciou a conclusão das obras de ampliação da subestação em Itanhaém, Baixada Santista, que irá atender a 33 mil unidades consumidoras.

Com capacidade de 33 MVA, distribuídos entre cinco alimentadores de 13,8 kV, a nova SE contará com a nova tecnologia GIS, sigla em inglês de Gas Insulated Switchgear – Equipamento Isolado a Gás, que trará mais confiabilidade e praticidade na manutenção, aumentando a eficiência em caso de necessidade de atuação em eventos atípicos. Com o sistema, possíveis ocorrências podem ser solucionadas de forma mais ágil, reduzindo o tempo de espera do cliente para o completo restabelecimento da energia.

A solução é automatizada e dispensa a presença de eletricistas e operadores na subestação para efetuar manobras, sendo realizadas diretamente pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Elektro, em Campinas, por comunicação via satélite. Este tipo de equipamento, além de exigir uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos, também aumenta a confiabilidade, garantindo altos níveis de qualidade no fornecimento de energia elétrica.

A primeira fase da obra contempla a terraplanagem do terreno para o início da construção da subestação. Também serão implementadas tecnologias de construção civil que reduzem o tempo de construção e resíduos pós-obra, o que garantirá a sustentabilidade do empreendimento. A conclusão do empreendimento está prevista março de 2020.

Já a ampliação – de 33 MVA para 66 MVA – da Subestação Itanhaém 02 – 138kV proporcionou uma maior disponibilidade de carga, com mais qualidade e segurança à população. A obra consistiu em um novo transformador com uma potência de 33 MVA, que opera em 138kV, e mais dois alimentadores para distribuição de energia em 13,8kV.