Lactec adota eletromobilidade para deslocamento de funcionários

Modelo corporativo de uso de patinetes e bicicletas elétricas é inédito no país

O instituto de tecnologia e inovação Lactec decidiu inserir a eletromobilidade em seu ambiente corporativo, trazendo para próximo de seus colaboradores a temática que, há mais de sete anos, vem sendo o foco de uma de suas linhas de pesquisa. O lançamento do projeto Mobilidade Elétrica Lactec foi realizado na última terça-feira, 18 de setembro, colocando patinetes e bicicletas elétricas à disposição de funcionários, bolsistas e estagiários para deslocamentos a trabalho entre suas unidades tecnológicas, em Curitiba.

A iniciativa do Lactec está na concepção do modelo corporativo de uso, que agrega energia solar para a recarga dos veículos, um sistema de liberação eletrônico com o próprio crachá funcional, além do dispositivo de travamento e carregamento, que foi desenvolvido em parceria com a Emove – startup especializada em micromobilidade elétrica. Todas essas soluções foram criadas para atender, especialmente, à demanda do Lactec.

“Nosso projeto engloba várias tecnologias que fazem parte da essência das cidades inteligentes e são aderentes aos compromissos globais para o desenvolvimento sustentável. Estamos incentivando o uso de energia limpa e renovável e dos transportes alternativos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. É uma provocação para um novo olhar sobre a forma de as pessoas interagirem com o ambiente urbano, causando o menor impacto possível”, pontuou o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna.

Inicialmente, haverá oito veículos para uso interno (quatro patinetes e quatro bicicletas), que poderão ser utilizados em trajetos predefinidos, entre unidades do Lactec, que ficam instaladas em um raio de aproximadamente dois quilômetros.

Foram instaladas três estações para recarga das baterias dos veículos. Uma delas é, ao mesmo tempo, uma usina solar fotovoltaica com capacidade de gerar energia suficiente (2 quilowatts-hora) para atender à demanda de todos os 24 pontos de abastecimento. A energia excedente é direcionada para o prédio do Lactec que reúne as áreas de hidráulica, meio ambiente e geossoluções.

Como funciona
Os colaboradores fazem um cadastro prévio em uma plataforma digital para que o crachá funcional seja habilitado para o empréstimo dos patinetes e bicicletas. Esse sistema tem comunicação com o totem que fica instalado nas estações de recarga e que será usado para a liberação dos veículos. O funcionário passa o crachá (que funciona como uma etiqueta de identificação por radiofrequência, RFID, na sigla em inglês), digita uma senha e escolhe o número do veículo que será retirado. O dispositivo que trava as bicicletas e patinetes também funciona como carregador. No mesmo site onde foi feito o cadastro, é possível acompanhar as informações sobre o empréstimo e o mais importante: o quanto de emissões de gases de efeito estufa (CO2 equivalente) foi evitado.

A ideia de usar um modal de transporte sustentável entre as unidades do Lactec surgiu entre a equipe de pesquisadores da área de sistemas elétricos. A engenheira eletricista Carolina Corrêa Durce, pesquisadora no Lactec há mais de cinco anos, conta que foram vários insights até se chegar à solução do patinete elétrico. Várias áreas da empresa se envolveram na implantação e incrementaram as demais soluções à proposta original.

Carolina lembra que o tema mobilidade elétrica faz parte da rotina de sua equipe de trabalho, que tem estudado, especialmente, os impactos nas redes de energia. Ela destacou a importância das pesquisas do Lactec, pois, para a transição energética na área da mobilidade no país, não basta apenas substituir a frota de veículos convencionais por elétricos. É preciso desenvolver outras tecnologias para suporte a essa nova demanda.