Uma plataforma baseada em conectividade via satélite tem permitido a concessionárias de energia melhorarem a disponibilidade de controle remoto de seus religadores – dispositivos utilizados em sistemas elétricos com a função de proteger a rede contra problemas transitórios. A solução foi adotada recentemente pela Cemig, no intuito de melhorar seus índices de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) em áreas remotas de Minas Gerais.
Com a falta de conectividade nessas localidades, a comunicação das equipes técnicas com o Centro de Operações da companhia tornou-se bem mais difícil e complicada, já que não era possível enviar comandos remotos para os religadores automatizados em campo. “Muitas vezes, tínhamos que enviar uma equipe para operar o equipamento manualmente com o objetivo de restaurar a energia na área afetada”, afirma Flavio Henrique Martins Vieira, engenheiro de automação e proteção da distribuição da Cemig.
Para melhorar esse processo, as empresas de soluções de comunicação via satélite OnixSat e Inmarsat desenvolveram uma ferramenta baseada na conectividade pelo satélite da Inmarsat para assegurar a cobertura, alcançando os religadores em locais muito remotos na rede de distribuição da empresa. Assim os equipamentos de campo da distribuidora mineira enviem e recebam dados independentemente de sua localização e seu tempo de atividade de 99,9%, o que garante que eles sempre permaneçam conectados, mesmo em condições climáticas adversas.
“Para nós é extremamente gratificante poder contribuir para a melhoria da conectividade e garanti-la em lugares remotos, principalmente dentro do Brasil, um mercado tão importante para a Inmarsat”, afirmou Paul Gudonis, presidente da Inmarsat Enterprise, líder mundial em comunicações móveis globais via satélite.
A colaboração fez com que a Cemig atingisse resultados impressionantes: antes da implantação da solução, a empresa tinha uma disponibilidade efetiva de controle remoto sobre os religadores no projeto de menos de 90%. Após a implantação, o indicador passou a apresentar média de 98% nos pontos em que foi instalada comunicação via satélite. Após iniciar com 150 religadores, a concessionária planeja instalar 760 outros terminais via satélite, que serão usados em suas redes de distribuição e subestações.